Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Amor (e respeito) à Vida

por RevistaGay, em 15.10.13

(Mateus Solano e Paola Oliveira, dois dos protagonistas da novela que interpretam o vilão e a mocinha respectivamente)

 

Dia 2 de setembro estreou em Portugal a novela 'Amor à Vida'. De autoria de Walcyr Carrasco e direção geral de Mauro Mendonça Filho, a produção trouxe certa inovação para as grandes novelas produzidas no Brasil e talvez no mundo: um personagem central na trama, que é gay. Mais especificamente um vilão gay.

 

Algumas pessoas criticaram o fato de o primeiro papel de grande destaque para um personagem homossexual ser direcionado para um vilão, para alguém que pratica o mal. Essas pessoas alegavam que isso poderia fomentar o preconceito. Eu particularmente, não tive nada contra a ideia, afinal seria um personagem central gay na trama e a meu ver isso é o que realmente importa, além de que acredito que maldade e bondade, seja na ficção ou na vida real independe da sexualidade de cada um. Quanto às pessoas que não pensam assim, que acham que caráter está atrelado à sexualidade, não tenho tanta certeza se as opiniões delas devem ser levadas a sério.

 

(Na novela, o conhecido modelo Lucas Malvacini, faz uma pequena participação especial no papel de Anjinho, o amante do personagem Félix, interpretado pelo Mateus Solano. A sua participação foi pequena logo nos inicio da novela mas pode ser que ele volte à história)

 

Félix é o nome do personagem, o tal "vilão gay". Com interpretação brilhante de Mateus Solano, Félix tem conseguido romper as fortes barreiras de preconceito do povo brasileiro e tem se tornado um personagem cada vez mais querido pelo público. Nas redes sociais ele se tornou um símbolo pop! As pessoas, lógico, não aprovam seus gestos de maldade, mas se divertem e se deixam envolver com as peripécias do rapaz. Essa popularidade de Félix se deve às falas cheias de humor e sarcasmo que ele dispara ao se referir a todos, principalmente quando o alvo é sua doce irmã Paloma (Paola Oliveira). Doce e muito sem graça, a protagonista de 'Amor à Vida' conseguiu ao longo da trama ser passada para segundo plano, sendo ofuscada pelo temperamento complexo de seu irmão.

 

Aliás, complexidade poderia ser a palavra que melhor define o personagem Félix. Complexo, pois existe uma tentativa de humanizá-lo, de lhe dar uma alma. Félix vive no mundo dos personagens fictícios, mas poderia muito bem-estar entre nós, no mundo dos homens e mulheres de verdade. O personagem traçado por Walcyr Carrasco e executado com maestria por Mateus Solano é rico em sentimentos, em medos, em culpas, sendo que a maldade e a inveja sempre acabam falando mais alto.

 

Personagens emocionalmente ricos não são novidade, eles (elas, na grande maioria das vezes) estão nas nossas novelas já tem um tempo, e invariavelmente sempre direcionados para o mal, mas também cheios de paixões, remorsos e frustrações que acabam se tornando "motivo" para o que fazem com os outros. Como exemplos temos a Laura de 'Celebridade' (2003), a Nazaré de 'Senhora do Destino' (2004), o Olavo de 'Paraíso Tropical' (2007), Flora de 'A Favorita' (2008) e mais recentemente Carminha de 'Avenida Brasil' (2012). Todo esse time, assim como Félix, foi igualmente odiado e amado pelos telespectadores, pois faziam o que todos julgam errado, mas diziam o que muitos tem vontade de dizer.

 

Voltando para 'Amor à Vida', a novela ainda está longe de chegar ao fim e por isso é difícil dizer qual será seu legado, mas é certo que seja qual for, ele será inédito.

 

(Marcello Antony e Thiago Fragoso, são outros dois actores que entram na novela e que interpretam um casal homossexual, e que pretendem ter um filho)

 

Além de Félix que é cheio de desejos (pelos homens que muitas vezes não pode ter), complexos (por não poder viver sua vida do jeito que gostaria) e amarguras (por julgar que sua irmã é mais amada pelo pai), a trama possui mais dois representantes da "nação LGBT": o casal Eron e Niko, interpretados respectivamente por Marcello Antony e Thiago Fragoso. O casal demora um tempo até entrar na história, e quando aparecem trazem para o público uma discussão tão polêmica quanto a relação deles em si: ter um filho através de barriga de aluguel.

 

Na contramão da grande maioria dos outros casais gays, que quando decidem ter um filho geralmente optam pela adoção, Eron e Niko escolhem ir em busca de uma barriga disposta a gerar o filho que tanto desejam, e com isso, a novela acaba abordando a questão dos direitos reprodutivos. O que é certo e errado na hora de decidir ter um filho com seu/sua companheiro/a? Os casais gays deveriam seguir uma regra? A barriga de aluguel (ou barriga solidária, como é chamada na novela) pode ser de uma amiga, ou deve ser de uma desconhecida?

 

Essas são perguntas que certamente a novela não irá responder, até porque para certas coisas não existem respostas prontas, mas que certamente abre precedentes para que questões como a do casal, ou de gays que vivem o peso de ser quem são, como Félix, sejam finalmente discutidas sem hipocrisia.

 

Artigo escrito pelo colaborador do blog

Pelech Jones

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Leandro a 15.10.2013 às 22:49

Ótimo texto, indo fundo no assunto principal da novela. A novela em si tem lá seus altos e baixos, mas o personagem do Felix segura a novela com seus bordões hilários, deixando a mocinha no chinelo,rs.

Sucesso nessa empreitada e longa via a Revista Gay.

Comentar post



Bem-vindo...


Escreve-nos uma mensagem...



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Comentários recentes

  • Linda

    Conheça O mundo dos Acompanhantes o blog que vem p...

  • Thiago

    Olá,Conheci o site hoje e gostei muito das dicas d...

  • JOSE

    Olá meus amigos de todas as cidades de Portugal, s...

  • JOSE

    OLÁ ME CHAMO JOSE SILVA, BRASILEIRO DE SANTO ANDRÉ...

  • ronald

    soy de rol versátil mas pasivo serio y discreto, s...



Fotógrafos Parceiros

Fabio Martins Photography

Paulo Casaca Fotografia

Sites e Blogs Parceiros

+ tv SEXY

pt Gay - Comunidade de encontros

Dreming of Adonis

Entre Homens